Instalada a Comissão Especial de Estudos dos Resíduos Sólidos

Instalada a Comissão Especial de Estudos dos Resíduos Sólidos

Foi instalada na tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro, a Comissão Especial de Estudos para analisar e avaliar a gestão dos resíduos sólidos do município de Ribeirão Preto.

A comissão foi criada através de requerimento do vereador Marcos Papa (Cidadania), que ocupa a presidência da mesma e conta com os vereadores Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) e França (PSB), eleitos vice-presidente e relator, respectivamente.

O vereador Marcos Papa iniciou informando que Ribeirão coleta somente 0,27% dos resíduos sólidos recicláveis do município, tendo como referência os anos de 2014 a 2019, o que revela um índice bem abaixo do previsto no cenário do Programa de Coleta Seletiva, no acordo multilateral inserido na Lei Complementar n° 2.538/2013. E completou informando que das atividades em Ribeirão Preto que mais produzem gases do efeito estufa, a primeira é o trânsito e a segunda são os resíduos sólidos.

Um plano de trabalho será divulgado pelo presidente da Comissão, quando serão disponibilizadas as datas de oitivas, entidades e empresas que serão convidadas, assim como o Ministério Público.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)